sexta-feira, 16 de maio de 2014



HOMEM DE BRANCO
(para o meu amigo poeta e médico pediatra Roberto Passos do Amaral)

Quero lhe dizer meu amigo que o admiro demais, porque aos poucos fui descobrindo sua alma. E ela é linda!
Gosto de sua sensibilidade aguçada e de seus lindos poemas que tanto me emocionam.
Um dia me perguntei a razão de encontrarmos pela vida pessoas que se identificam tanto conosco. Pessoas com as quais temos tantas afinidades.
As respostas podem estar nos mistérios indecifráveis do tempo (aquele que existiu, que existe, que existirá), do incomensurável Universo que guarda segredos. Outras vidas, outros tempos... mistérios que nossa mente não alcança.
A impressão que temos tantas vezes é que já conhecemos uma pessoa de um outro tempo. Não posso crer que tudo aconteça por acaso, mas não vou me aprofundar muito nisso porque existem coisas que não tem explicações. Nós a sentimos e pronto.
Meu amigo, você entrou em meu coração lentamente com seu jeito carinhoso, com sua maneira de ser, com suas palavras sempre tão apropriadas para o que eu estava precisando ouvir.
Eu o admiro, respeito demais e lhe quero muito bem.
Sinto grande alegria em tê-lo encontrado em meu caminho, porque nesse tempo que nos conhecemos você me ajudou tanto. Talvez nem imagine como foi importante para mim o fato de tê-lo conhecido.
Suas palavras foram penetrando em meu ser e elas conseguiram fazer com que eu me entendesse mais. Elas foram extinguindo dúvidas que eu carregava pela vida afora.
Talvez você tenha me compreendido mais do que eu mesma me compreendo, e conseguiu dessa forma elucidar-me, ou até através de nossos diálogos eu tenha captando coisas que aclararam minha mente.
O fato é, meu querido amigo, que você conseguiu fazer com que eu encontrasse o meu verdadeiro Eu, aquele que eu não conhecia de todo ou que temia assumir.
Você fez com que eu acreditasse mais em mim mesma, fez-me sentir importante. Eu que andava com a autoestima tão por baixo!
O que posso dizer mais de uma pessoa tão especial como você? Que desejo nunca mais me perder de você? Que vou guardá-lo no coração para o resto da vida? Que a amizade é um sentimento que nasce devagarinho, que se instala de mansinho; e tal qual uma semente germina quando o solo é fértil tornando-se uma bela árvore?
Quanto bem você faz às pessoas!
Em seu trabalho tão nobre você se doa tanto.
Quantas famílias são reconhecidas a você por tudo que já realizou nesses anos todos em seu maravilhoso trabalho!
A quantos lares você trouxe a alegria de novo por ter conseguido aliviar uma dor! Por ter devolvido o sorriso ao rosto de uma criança, de uma mãe aflita.
E também a quantas pessoas você já emocionou com seus lindos poemas de amor!
Quero que continue sendo sempre este homem maravilhoso, este que eu aprendi a conhecer um pouco mais a cada dia. Quero dizer também que desejo que possamos fortificar cada vez mais nossa amizade e nesta troca mútua possamos nos acrescentar mais e mais.
O mundo seria muito melhor se existissem mais pessoas como você.
Só posso agradecer a Deus por tê-lo colocado em meu caminho, meu amigo médico e poeta.


sonia delsin 

Nenhum comentário: